Biografia
Paulo Laurentiz (São Paulo SP 1953 - idem 1991). Artista visual,
professor. Graduação em artes pela Faap, São Paulo, e em propaganda pela
Escola Superior de Propaganda e Marketing. Fez mestrado em comunicação e
semiótica pela PUC/SP com a dissertação O Cinema Sem Planos, e
doutorado pela mesma instituição com a tese A Holarquia do Pensamento
Artístico. Lecionava desde 1988 no Instituto de Artes (Departamento de
Multimeios e Faculdade de Artes Plásticas) da Unicamp, em cursos de
pós-graduação. Enquanto artista-produtor, reunia diversas participações:
Diversões Eletrônicas e A Trama do Gosto, trabalhos em SSTV, Fundação
Bienal, São Paulo, 1988; Intercities e City Portraits e Impromptu,
eventos internacionais, trabalhos em fac-símile, 1988-1990; 21ª Bienal
Internacional de São Paulo, instalação multimídia, 1991 (com o grupo
*.*). Das exposições individuais destacam-se Sacadas, fotomontagens, no
MIS, São Paulo, 1982; HorizontownHorizontao, instalação, Centro Cultural
São Paulo, 1986; e Instalações Elétricas, no MIS, São Paulo, 1988.
IMPORTÂNCIA DE SUA OBRA
Paulo Laurentiz foi importante articulador de acontecimentos na área de
arte/tecnologia, além de ter sido também um dos poucos que teorizaram
sobre esse assunto no Brasil (seu livro/tese A Holarquia do Pensamento
Artístico é hoje um clássico na área). Esteve à frente de alguns dos
mais importantes eventos na área de arte-comunicação.
Cronologia
ATIVIDADES EM ARTES
- 1988 - São Paulo SP e Pittsburgh (Estados Unidos) - Intercities -
evento de telecomunicação entre a Carnegie-Mellon University e o MIS -
transmissão de imagens e sons via SSTV - organização e participação de
Paulo Laurentiz e Artur Matuck, em São Paulo, e de Bruce Breland, em
Pittsburgh
- 1989/1990 - Campinas SP e Paris (França) - City Portraits -
evento entre a Unicamp e a Universidade de Paris I - transmissão
artística de imagens via fac-símile - coordenação e participação do
núcleo de Campinas e curadoria de Karen O'Rourke, em Paris, exposição na
Galerie Donguy
- 1989 - Campinas e São Paulo SP - Faxarte I - evento de
telecomunicação entre o IA/Unicamp e a ECA/USP - transmissão artística
de imagens via fac-símile - organização e participação de Paulo
Laurentiz e Artur Matuck
- 1990 - Campinas SP, Pittsburgh e Chicago (Estados Unidos) -
Earthday 90 Global Telematic Network & Impromptu - transmissão fax e
SSTV - contato via slow-scan e fax entre Viena, Lisboa, Campinas, São
Paulo, Boston, Baltimore, Pittsburgh, Chicago, Vancouver e Los Angeles -
organização e participação Paulo Laurentiz, Bruce Breland, Carlos Fadon
e Eduardo Kac
- 1990 - Campinas SP e Paris (França) - L'oeuvre du Louvre -
invasões poéticas - trabalho unidirecional da Unicamp para o Museu do
Louvre - transmissão artística de imagens via fac-símile - organização e
participação
- 1990/91 - Campinas SP e Kyoto (Japão) - No Time/art exchange -
transmissão de imagem e som via modem e fax teletransmissão artística
entre o IA/Unicamp e o College of Arts of Kyoto - doze horas de evento
entre Brasil e Japão na passagem do ano. Imagem e Música - coordenação e
participação
EVENTOS SELECIONADOS
- 1982 - São Paulo SP - Sacadas - fotomontagens, no MIS
- 1986 - São Paulo SP - Horizontown Horizontao, no CCSP
- 1987 - São Paulo SP - A Trama do Gosto, na Fundação Bienal
- 1988 - São Paulo SP - Instalações Elétricas, no MIS
- 1988 - São Paulo SP e Pittsburgh (Estados Unidos) - Intercities - entre a Carnigie-Mellon University e o MIS
- 1989 - São Paulo SP - Projeto Integração ECA/USP e Acesso/Ipat
- 1989/1990 - Campinas SP e Paris (França) - City Portraits -
entre a Unicamp e a Universidade de Paris I, exposição na Galerie Donguy
- 1989 - Campinas e São Paulo SP - Faxarte I - entre o IA/Unicamp e a ECA/USP
- 1989 - Campinas e São Paulo SP - Faxarte II - entre o IA/Unicamp e a ECA/USP
- 1990 - Campinas SP, Pittsburgh e Chicago (Estados Unidos) -
Earthday 90 Global Telematic Network & Impromptu - entre Viena,
Lisboa, Campinas, São Paulo, Boston, Baltimore, Pittsburgh, Chicago,
Vancouver e Los Angeles
- 1990 - São Paulo SP - Fax-Arte, na Faculdade Santa Marcelina - coordenação e participação
- 1990 - Campinas SP e Paris (França) - L'oeuvre du Louvre -
Invasões Poéticas - trabalho unidirecional da Unicamp para o Museu do
Louvre
- 1990/91 - Campinas SP e Kyoto (Japão) - No Time/art exchange - entre o IA/Unicamp e o College of Arts of Kyoto
- 1991 - São Paulo SP - 21ª Bienal Internacional de São Paulo - instalação multimídia
- 1997 - São Paulo SP - Precursor e Pioneiros Contemporâneos, no Paço das Artes
Obras Selecionadas
Alguns trabalhos
21ª Bienal Internacional de São Paulo, instalação
multimídia, (1991, com o grupo *.*).
HorizontownHorizontao, instalação, Centro Cultural São
(1986)
Instalações Elétricas, no MIS, São Paulo (1988)
Referências na web
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia/arttec/...
http://mitpress2.mit.edu/e-journals/Leonardo/gallery/gallery294/laurentiz.html
http://www.aleph.com.br/sciarts/eventos/historico_brasil/br90.htm
Imagens
quatro quadros de "sem
título",
transmissão slow-scan TV, 1986.
Referências bibliográficas
- FAX Arte. São Paulo: Faculdade Santa Marcelina, 1990.
- LAURENTIZ, Paulo. A holarquia do pensamento artístico. Campinas: Unicamp, 1991. 163 p., il.
- Enciclopedia Itaú Cultural; Hrentoh.net
Um dos poucos que teorizaram sobre esse assunto no Brasil.
ResponderExcluirFabiana.